8 de dezembro de 2010

08 DE DEZEMBRO - ORAIEIÊ Ô, DIA DE MAMÃE OXUM


Oxum é o Orixá responsável pela energia do amor, da fertilidade, da doçura, da beleza.

Em todas as culturas e povos, essa energia radiante esteve presente no culto aos Deuses e Divindades como Afrodite, Vênus, Ishtar, Maria, Oxum, todas essas variantes da mesma vibração de amor do Pai Maior por suas criaturas, envolvendo-os com o carinho e a doçura dos encantos das águas doces, das ondinas, dos seres da Natureza responsáveis pela constante renovação do Universo, através do incessante nascer dos seres, da energia vibrante da fecundação dos rios, matas, dos indivíduos.

Na Umbanda, essa energia provém do Orixá Oxum. É Oxum que responde nas cachoeiras, seu ponto vibratório na Natureza, de emanação da irradiação desse pólo divino. Na força das quedas-d'água, Oxum magnetiza os seres e criaturas, estimulando as uniões, a concepção e a fecundidade dos seres.

As oferendas para Oxum são semelhantes às oferecidos a Iemanjá, como água mineral, champanhe, vinho branco ou suco de pêssego, flores como lírios, palmas ou crisântemos, com fitas brancas e azuis, pó-de-arroz branco, pente branco pequeno, espelho branco, perfumes, devendo ser depositadas, preferencialmente nas matas, perto das cachoeiras ou rios.

"Ó que linda Minha Mãe Oxum, descendo da Cachoeira, toda coberta de flores, com seu manto de Amor, derramando suas bênçãos sobre a Criação Divina. Sua benção , minha Mãe Oxum, olha por todos os teus filhos, derrama sua luz irradiante sobre nós!"

Texto: Genuina Umbanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails