16 de junho de 2009

A Dança Cigana - Encanto que embriaga o coração!


EA NOSSA DANÇA ESTA PRESENTE NAS ESTRELAS….
NO SOL QUE NASCE……. NA LUA CHEIA………
NAS ONDAS DO MAR.. NAS FOLHAS DAS PALMEIRAS…


Esta dança incorpora algumas influências de outras danças, como a dança do ventre e a dança Flamenca.

Isso não aconteceu por acaso, lendas contam que os ciganos deixaram a Índia e se espalharam pelo mundo.

Mas a verdade é que cada grupo cigano acabou recebendo fortes influências da cultura do país onde se fixou.

A dança cigana, particularmente além de extremamente sensual, está carregada de simbolismo.

É incorporado o princípio do remelexo suave dos quadris, movimentos amplos dos braços e sensual das mãos.

A trilha sonora é composta por violinos, sanfonas, violões e pandeiros, num ritmo contagiante. As dançarinas usam saias rodadas, num colorido intenso e muitas bijouterias.

Aos homens cabe apenas apreciá-las ou, no máximo acompanhar o sedutor bailado.

A liberdade concedida pela dança, faz com que ela transmita uma energia incrível durante a realização da dança.

Além de usar o seu próprio corpo para extravasar seus sentimentos, a dançarina recorre a objetivos de forte simbolismo e com eles cria algumas danças muito marcantes como:


-- Dança do Leque

A cigana com um leque em punho e o olhar penetrante expressa a mais pura sedução.


-- Dança da Echarpe

são usados durante as danças de comemoração a casamentos e para celebrar a amizade entre os povos.

As echarpes podem percorrer o corpo durante a dança ou se encontrarem no ar em sinal de união.


-- Dança do Pandeiro:

Enfeitado com fitas coloridas, os pandeiros anunciam que é dia de muita alegria, que é hora de festejar.



http://www.ayyub.hpg.com.br/

4 comentários:

  1. Olá Cigano,

    Quanto me agrada estar por esta tenda a passear... Tudo aqui é lindo! Já fiquei me imaginando em uma festa cigana com todas as danças, fogueiras e magia deste povo que admiro tanto... Parabéns pela publicação e pelo blog...

    Luz e paz!

    Com carinho,
    Whesley

    ResponderExcluir
  2. Lindo, lindo...nunca fui a uma festa Cigana, mas pela sua mensagem me senti em uma. Deve ser a coisa mais linda.
    Bjs no coração (*_*)

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso seu blog , quando criança sonhava muito com ciganos ,dança ciganas .Agora sei oque é uma dança cigana , a importância .
    Um bom dia !
    Boa Sorte na Vida.

    ResponderExcluir
  4. eu amo o povo cigano ele me tras muita alegria e um povo magico.obrigada por aparecer no meu caminho. com carinho leciere

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails