25 de abril de 2009

Conhecendo a Cromoterapia - Fase I

As cores podem ser utilizadas em diversas áreas, com resultados espantosos. Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiatras, o mundo da moda, marketing, etc. Isto porquê as cores têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como : sucesso nos negócios, na vida familiar, na vida sentimental, na saúde, no emprego, etc.

De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos :

Estimulantes: Vermelho, amarelo e laranja.
Calmantes: Índigo, Azul (tons claros ) e violeta.
Equilibrante: Verde.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS CORES


- VERMELHO: Símbolo de energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera a adrenalina. Combate resfriados sem febre. Alivia o cansaço e ameniza dores reumáticas. Aumenta a sexualidade, esta cor é extremamente estimulante e seu uso é recomendado para pequenos períodos de tempo.


- AMARELO: Transmite alegria e atrai a atenção, estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos ossos , bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto. Não é recomendada para quem deseja estar só.


- LARANJA: Estimula o sistema respiratório, fixa o cálcio. Tonifica e combate a fadiga. Aumenta o otimismo. Proporciona descontração, causa serenidade, libera as expressões e é antidepressiva.


- INDIGO: Atua diretamente na corrente sanguínea, tem ação coagulante quando usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os sentidos e aumenta a intuição. Transmite tranqüilidade e serenidade. É relaxante e permite as aproximações.


- AZUL: Indicada nas infecções com febre tem efeito calmante e analgésico. Atuam no sistema nervoso, vasos sanguíneos, artérias e sistema muscular. Reduz o egoísmo e atrai a harmonia. Proporciona uma aparência jovial e tem efeito calmante nas tensões nervosas.


- VIOLETA: Atua no sistema respiratório, nos casos de pneumonia, tosse, e asma. Nas Irritações da pele e dores ciáticas. Tem ação calmante e depurativa do sangue, elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Reduz o medo, a ansiedade e as angústias, diminui a irritação e estabelece um envolvimento de paz e amor. Estimula a espiritualidade e reduz as preocupações. Boa para a concentração, meditação e orações.


- VERDE: Atua no sistema endócrino, favorecendo o equilíbrio hormonal. Estimula o aparelho digestivo. Tem ação refrescante e anti-infecciosa. Combate a insônia. É considerada a cor da aura, permite o equilíbrio mental e espiritual, proporcionando uma condição para um julgamento claro, criando uma atmosfera propícia para uma ampla análise de situações.

Até a próxima.

Namastê!

Um comentário:

  1. Olá,Elson! Mto bom este texto! A Cigana Carmencita eu pintei! Não viste o retrato dela no meu blog?Uma moça de São Paulo visitando o meu blog reconheceu a sua cigana,com quem trabalha,no retrato que pintei:A Cigana Carmem ou Carmencita!
    Ela tem vidência dela e diz que é a mesma da minha pintura...Uma pergunta,meu Cigano:tens perfil no Orkut?Se tens me dá um retorno,pois gostaria de de adicionar aos meus amigos!Lá no Orkut estou como Cezarina Devos.Um bjo no teu coração!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails