23 de abril de 2009

História e Origem do Povo Cigano



A origem exata do povo Cigano é desconhecida, e como o povo Cigano não tem uma linguagem escrita até hoje, fica difícil definir sua verdadeira origem. Tudo o que se falar, será baseado em conjecturas, suposições e relatos dos mais velhos da tribo.

A hipótese mais aceita é que o povo Cigano foi expulso por invasores árabes há quase 3 mil anos da região noroeste da Índia . A tez morena comum aos hindus e ciganos, as roupas coloridas, os princípios religiosos e a semelhança entre o sânscrito, um dos idiomas mais antigos do mundo, que era escrito e falado na Índia, com o idioma falado pelos ciganos, são fatos que reforçam esta hipótese.

Depois de vagar pelo Oriente, os ciganos invadiram o Ocidente e espalharam-se por todo o mundo. Essa invasão foi uma das únicas da história da humanidade que foi feita sem guerras. Foi uma invasão cultural e espiritual e ao contrário do que muitos pensam o povo Cigano é que foi perseguido, julgado e expulso ao longo da sua caminhada pacífica.

Não se sabe se esses eternos viajantes pertenciam a uma casta inferior dentro da hierarquia Indiana (os parias) ou de uma casta aristocrática e militar, (rajputs). Independentemente do status, a partir do êxodo pelo oriente, os ciganos se dedicaram a atividades itinerantes como: ferreiros, domadores criadores e vendedores de cavalo, saltimbancos, comerciantes de miudezas e o melhor de suas qualidades; a arte divinatória. Viajam sempre em grandes carroças coloridas e criaram normas poéticas para si mesmo.

Com valores muito diferentes dos nossos, os ciganos estão longe de querer o poder e não fazem questão de ascender na escala social. A família é à base da organização social, não havendo hierarquia rígida no interior do grupo. O comando é exercido pelo homem mais capaz e representa a tribo na Krisromani, uma espécie de tribunal cigano formado pelos membros mais respeitados de cada comunidade, com a finalidade de punir quem transgride, a rígida ética cigana. A figura feminina tem sua importância. É comum haver lideranças femininas e nenhum cigano deixa de consultar avós, mães e tias para resolver problemas importantes por meio da leitura da sorte.

A sexualidade é um ponto importante entre os ciganos e, ao contrário do que se imagina, eles têm uma moral bastante conservadora. Eles se casam cedo, seguindo sempre acordos firmados entre as duas famílias. A virgindade é exigida, não recebem nenhum tipo de educação sexual e ter filhos é a principal função do sexo. Descobrir os seios em público é natural, mas nenhuma mulher pode mostrar as pernas, pois da cintura para baixo todas são impuras, daí a imposição das saias compridas e rodadas para as mulheres que também são proibidas de cortar os cabelos, e nunca sentam à mesa com os homens.

Como praticantes da magia e das artes divinatórias, são elas que cada vez mais assumem o controle econômico da família. A leitura da sorte é a principal renda para a maioria das tribos. O resultado é um pouco contraditório: o homem manda, mas é a mulher quem sustenta o grupo.

Uma das maneiras dos ciganos se manterem unidos, vivos e com suas tradições preservadas, é o idioma falado por eles, o romani ou rumanez, que é uma linguagem própria e exclusiva. Como é uma língua ágrafa, sem forma escrita, o romani é transmitido na forma oral de pai para filho.É expressamente proibido ensinar o romani para os não ciganos. Assim como o idioma, todos os demais ensinamentos e conhecimentos da cultura e tradição ciganas, dependem exclusivamente da transmissão oral. Os mais velhos ensinam aos mais jovens e às crianças os conhecimentos do passado, o pensamento e a maneira de viver herdado dos ancestrais.

O homem moderno ainda não aprendeu a viver e deixar viver. Diferente continua sendo o sinônimo de inimigo. A "alma cigana" perfuma o lugar por onde passa. O Povo Cigano é o guardião da LIBERDADE.

Bar Lachi!

Fonte: www.somostodosum.com.br

10 comentários:

  1. Muito linda a história da epopéia dos ciganos pelo mundo! Linda e cheia de sofrimento!Pelo ingrato preconceito dos gadjôs,pelas perseguições sofridas através dos tempos,pela dificuldade que as pessoas têm de conviver com o "diferente"...aquilo que se desconhece provoca medo e preconceito!As lendas mentirosas criadas pela Igreja Católica durante a Inquisição em relação os ciganos,por eles terem crenças contrárias aos dogmas católicos,como a reencarnação,por exemplo...Tudo era motivo para
    perseguições e torturas cruéis!
    Que Santa Sara nos ilumine e abençôe e proteja todos os ciganos do mundo!

    ResponderExcluir
  2. sou filha da cigana carmencita e gostaria de saber por que sua história é tão parecida com a minha...não venho de origem cigana mas é como se o sangue correce em minhas veias..desde pequena tenho uma forte tendência as tradições do povo

    ResponderExcluir
  3. olá,boa tarde!!gostaria de saber a história do cigano wladimir,se realmente ele se casou,com quem e que ligação que ele tem com santa sara kali e com a rainha cigana do povo do oriente.muito obrigada pela orientação.amei o blog muito bonito e bem elaborado.bjs

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A CIGANA ZAIRA,COMO ELA SE VESTE E Q ELA GOSTA COMO MONTAR UMA MESA CIGANA,OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  5. estou pesquisando sobre o Cigano Valdemir, e não Vladimir, você pode me ajudar como pesquisar sobre a história do Cigano Valdemir??? meu e-mail é kc_alfieri@hotmail.com, meu nome kelly. obrigada

    ResponderExcluir
  6. NOÃO SOU CIGANA MAS ME ENDENTIFICO COM OS CIGANOS TENHO UMA FORTE ATRAÇÃO POR ESTA TRIBO PODERIA ME DIZER PORQUE.

    ResponderExcluir
  7. Não sou cigana mas tenho paixão pelo povo cigano, faço Dança cigana e tenho paixão pela Dança cigana, que Santa Sara guie nossos passos! Um grande bjo de luz Atodos povo ciganos!!

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber que origem o povo cigano e sao catolicos ou de outra religiao

    ResponderExcluir
  9. OLÁ, MEU NOME É LUCIANA E SOU FILHA DA CIGANA SOFHIA E GOSTARIA DE SABER DE SUA HISTORIA POIS NAO HA ENCONTRO EM LUGAR NENHUM.

    GRATA.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails